Como obter sucesso nos negócios

Seu futuro depende das decisões que você tomar no dia de hoje, o que já passou, passou. Aprenda de modo efetivo como obter sucesso.

1. A Pirâmide das Necessidades de Maslow

pirâmide de necessidade de maslow canal do milionário

Abraham Harold Maslow foi um psicólogo americano, que definiu de forma simples a hierarquia das necessidades em uma Pirâmide.

Cada item descrito no infográfico acima fornece elementos importantes para atuação no campo dos negócios.

De modo mais explicativo, a pirâmide mostra desde as necessidades básicas do homem até que ele atinja o sucesso profissional e fique no topo da pirâmide. Enfim, cada indivíduo buscando pelo seu espaço e conquistas. Aprofundando, cada tópico contém níveis. Em outras palavras, conforme você atinge seu objetivo naquele determinado item, pode-se buscar por novas metas, até findar no topo da pirâmide, e estar completamente realizado.

Agora, abordando o ponto de vista econômico disso tudo: vivemos em um mundo Capitalista, isso não é novidade para ninguém. Relacionando o lado econômico com as necessidades humanas, podemos notar que os itens são precificados, e claro, estão à venda. Eles fazem o sistema capitalista funcionar.

Para comprovar, basta olhar os itens básicos de consumo: água, comida, segurança, escola, serviços de beleza, smartphones, carros novos, casas novas, etc.

Se tudo é precificado, ou seja, tem um preço, isso significa que você pode vender e lucrar com isso.

2. A Pirâmide da Riqueza

Seu futuro depende das decisões que você tomar no dia de hoje, o que já passou, passou. Aprenda com seus erros para não errar novamente.

Chorar pelo leite derramado, só gera riqueza se você vender lenços!

Defina o que você deseja para o seu futuro: Ser empregado, funcionário, público, ou empresário de sucesso.

Trace metas e determine em que patamar da pirâmide quer estar.

Busque por esse sonho noite e dia.

Só o trabalho duro te fará chegar onde poucos conseguem.

saiba como ter sucesso na vida financeira

3. A Pirâmide do Sucesso e a relação com as Pirâmides de Maslow e da Riqueza

Devemos sempre buscar o conhecimento e como utilizá-lo em benefício próprio.

Com toda certeza, o conhecimento abre as portas para a riqueza.

Dentro do mercado, se você quer conquistar o seu sucesso profissional, tenha estratégia.

Organize suas ideias, tenha um plano de ação. Isso pode fazer a diferença entre o fracasso e o sucesso. Mas não se esqueça que existe um longo caminho até o sucesso, e antes dele, você passará por fracassos e decepções. Então minha dica é: Não desista!

Invista seu tempo observando os detalhes do seu negócio, estude os concorrentes de mercado, identifique as oportunidades e ameaças dentro da sua área de atuação.

Tudo isso engloba a estratégia de marketing da sua empresa.

Defina corretamente como vai executar seu plano de ação e se ele de fato é efetivo.

O plano de ação trabalha com o acompanhamento de execução de tarefas necessárias para atingir seu objetivo. Por exemplo, se você deseja que o cliente adquira seu produto, deve fazer um plano de ação para tornar o seu objeto de venda atrativo.

Resumindo: Você precisa definir o que você deseja fazer e como fazer.

O processo de “empresa em andamento” passa por análises de mercado e testes, para saber se a estratégia está sendo efetiva e se tem chances de ter frutos. Se não está bom, mude a estratégia. Ser empreendedor é isso, ousar a todo momento e tentar coisas novas, se moldar conforme a necessidade.

Ademais, a pesquisa dentro da sua especialidade será sua fiel escudeira. Ela te mostrará como prosseguir nos seus projetos. Não se esqueça que falei que o conhecimento é de extrema importância dentro dos negócios.

Pesquise sobre o seu produto ou serviço. Faça amostras, testes, e se necessário, adapte, até que fique perfeito, de acordo com o que o perfil que seu cliente deseja/procura.

Pirâmide do sucesso

Enfim, no mundo dos negócios, é essencial estar preparado para mudanças.

Tudo muda, o tempo todo.  

O mercado varia, a procura e oferta também. Por isso, a importância de estar sempre atualizado, para fazer as alterações adequadas e manter seu produto em alta, vendendo, dando bons frutos.

Faça seu planejamento operacional e financeiro, seja realista, dinheiro não aceita desaforo.

Gastar muito dinheiro é bem mais fácil que ganhar, tenha parcimônia com os recursos que você tiver a disposição!

4. A Ciência da Escassez e a Pirâmide do Sucesso

Nos primórdios dos tempos, época que não existiam indústrias e nem metrópoles como hoje conhecemos, a vida do ser humano era mais difícil, pois além de caçar, plantar, arar a terra, ele precisava fugir dos predadores.

Pirâmide do sucesso canald omilionários

Novidade? Nada mudou, só que o “predador” de hoje é o seu concorrente! Isso quer dizer que ele vai te matar profissionalmente ou empresarialmente se você não for ágil e inteligente nesse mundo em constante mudanças.

Não importa se esse humano era nômade ou não, a vida, desde os tempos remotos, era regida pela observação dos ciclos do clima, das estações e chuvas.

O ser humano tinha que suprir as necessidades básicas fisiológicas, conforme definido por Maslow.

Novamente, voltando aos tempos mais antigos: através da observação dos ciclos das estações, clima e chuvas, o homem tinha VISÃO do que deveria fazer e assim por dizer, qual seria sua próxima MISSÂO.

Essa visão  é necessária para definir a ESTRATÉGIA de ataque e assim poder PLANEJAR suas ações, pois a dificuldades e mudanças sempre ocorrerão. Esteja preparado!

Em um paralelo simples com a vida atual, tudo tem seu ciclo.

Momentos de crises e prosperidade se alternam em todas economias, assim como as estações.

Mas são nas necessidades extremas que temos a oportunidades de gerar e acumular riquezas.

Aqui estão algumas instruções:

Visão: observe, analise, busque oportunidades.

Missão: mantenha-se no topo, sempre adiante. Seja o líder, esteja à frente de seus concorrentes, e obtenha sucesso na vida empresarial.

Estratégia: trace um modo de viabilizar o seu negócio, como atacar o mercado e vencer.

Planejar: tenha em mente que o planejamento é sua bussola do sucesso! Saiba Como trilhar o caminho do sucesso, Quando atacar, Como viabilizar e o Motivo de fazer isso!

Observando a régua da história, podemos afirmar que o ser humano, irá passar na vida por momentos de escassez, isto é, pela falta de algum recurso.

Com a devida licença poética, podemos inferir que Economia é a Ciência da Escassez. Isso se deve ao contraste entre os parcos recursos existentes no mundo e as necessidades ilimitadas do homem, entre elas, por exemplo: moradia, alimentos, roupas e medicamentos.

Mas, independente de qual época seja analisada, todas as pessoas podem alcançar o topo da pirâmide, afinal seu registro de nascimento não traz nenhuma vedação para que você tenha sucesso e seja um novo rico.

Por Ciro Andrade
Administrador de Empresas

Compartilhar
Fechar Menu