Sal, conchas, moedas, bancos, cartões de crédito e criptomoedas – Um novo conceito para trocas

A frase, “As necessidades humanas são teoricamente ilimitadas e o recursos limitados”, geraram a necessidade de interações em nossa sociedade, interações que chamaremos de trocas.

Desde os primórdios dos tempos, o ser humano precisou fazer trocas para poder adquirir produtos/serviços para atender suas necessidades.

No início era o escambo, troca física de produtos por outros produtos ou serviço que desejava adquirir ou prestar.

Eram tantas as trocas que alguns produtos adquiriram status de moeda, tal qual o sal no Império Romano, sendo conhecido como “Salarium”, amplamente utilizado como meio de pagamento, ou as conchas utilizadas como meio de pagamento na China entre 4.000 e 5.000 anos atrás, na idade da pedra polida.

canal do milionário Segredos do Bitcoin

Tem-se notícia que a primeira moeda cunhada no mundo foi no ano 286 a.C. em Roma, e recebeu o nome de Denário, palavra que derivou a palavra dinheiro! O Denário foi cunhado em prata e com um Denário, podia se pagar um dia de salário de um trabalhador e tinha reserva de valor de compra, equivalente ao custo de 7 ou 8 kg de pão.

canal do milionario denario criptomoedas bitcoin

Uma vez existindo moedas, podia se acumular riquezas em grande quantidade em moedas e surgiu, portanto, a necessidade de guardar riquezas em local seguro. Os Judeus de Florença por volta do ano de 1300, época do Renascimento, criaram o primeiro Banco.

A definição de Banco era o local físico “uma mesa que se faziam as trocas”. E nos anais da história, o primeiro banco moderno como conhecemos, pode ter sido o Banco de San Giorgio, em Genova, no ano de 1406.

Na próxima vez que você for ao mercado e vir a prateleira de sal ou ainda for a uma praia pela manhã e observar que existem muitas conchas na praia, LEMBRE-SE: há muito tempo atrás com todo esse sal e todas essas conchas, você seria uma pessoa muito rica!

Criado na década de 1950 pelo empresário Frank MacNamara, o Diners Club Card, foi o primeiro Cartão de Crédito.

Utilizado até hoje como meio de pagamento, atualmente versões com CHIPs integrados, os cartões são práticos, de fácil portabilidade e mundialmente aceitos em milhões de estabelecimentos comerciais.

Uma das principais caraterísticas dos Cartões de Crédito é não ter a limitação fronteiriça, podendo ser usado em diversos países, de diferentes moedas, em qualquer estabelecimento que tenha a “Bandeira“, que é um convênio existente entre o estabelecimento e a operadora  do Cartão (Elo, Visa, Master, American, Diners e etc).

Mais recentemente, temos as Criptomoedas, que inundam o mundo virtual com mais de 70 denominações, sendo o Bitcoin e Ethereum as duas mais valiosas.

Diferente das moedas cunhadas, as criptomoedas são mineradas, termo técnico que significa que são obtidas através da resolução de complexos cálculos matemáticos e camadas de criptografia.

Para saber mais sobre criptomoedas, indico Os Segredos do Bitcoin.

O dinheiro tem seu valor e formas no tempo,  a nossa sociedade está em constante mudança. Por isso, siga o Canal do Milionário!

Não perca tempo, não deixe sua riqueza virar sal ou conchas na praia.

Fique Rico Hoje!

Por Ciro Andrade
Administrador de Empresas

Compartilhar
Fechar Menu